Mediada pelo professor Cláudio Nogueira e na presença de algumas autoridades, os presentes puderam conhecer a história de Santo Amaro de Ipitanga, através dos depoimentos de antigos moradores como: Antônia da Luz de Jesus, Dilza leite dos Reis, Leonarda Pereira Franco (Dona Caçula), Wilson Pereira Franco, Emanuel Paranhos Correia , Domingos Ferreira da Cruz (Seu Balaeiro), Marize Gonçalves de Souza (Dona Pretinha), Dinalva Souza Pereira, Hilda dos Santos Figueiredo, Zumira Silva do Espírito Santo(Mirinha), Manuel Batista dos Santos (Menininho), Caetana dos Santos Moura (Cau), Nilton Leite, Helena Ferreira da Silva e Josélia Silva Santos.
Após a roda de conversa, o filme foi exibido numa versão estendida no Cine Teatro, onde os antigos moradores, que são os principais protagonistas do documentário foram homenageados. Um momento de muita emoção!
Produzido dentro da Mostra de Filmes Educa7 Minutos/2018, o filme busca resguardar, guardar e manter viva na memória das pessoas a importância histórica da antiga Santo Amaro de Ipitanga, onde através da história oral os moradores relatam momentos de sua própria história de vida em Santo Amaro que nos revelasse a cultura e os valores da cidade, que vão além de documentos históricos.
Abre aspas para Idaci, Coordenadora da Cidade Educadora: "Este documentário é bem interessante. História oral de Santo Amaro de Ipitanga. Importante para ser exibido nas escolas. Equipe do Educa 7 e Professor Cláudio estão de parabéns!!!"
Fotos: Isaías Santana
A.I: Redação