Tivemos hoje(29/04), o lançamento oficial da 5ª Edição do Projeto Mostra de Filmes Educa7 Minutos, realizada no auditório da Unime, com a presença de mais de 150 pessoas, entre estudantes da rede municipal e profissionais em Educação de Lauro de Freitas.
Em breve, anunciaremos a lista com os 15 projetos na categoria Cine Escola e os 5 na categoria Territórios de Cultura e Esportes.
Quem fez suas inscrições tudo bem.....
Quem não fez, ainda tem tempo....
Até 10 de maio.
Até lá...
A.I. E7M
Fotos: Adriele / Emille
A 5ª edição da Mostra de Filmes Educa 7 Minutos será lançada na próxima segunda-feira (29), às 9h, na faculdade Unime. O projeto já beneficiou mais de 2 mil estudantes do ensino fundamental, médio e EJA das escolas de Lauro de Freitas, além de grupos sociais com formações em segmentos do audiovisual, inclui este ano alunos da educação infantil. As inscrições seguem abertas até o dia 10 de maio.
O Educa 7 promove formação relacionada à filmagem, fotografia, atuação, edição e montagem, para produções de curtas-metragens de até sete minutos. Parte das ações do Programa Cidade Educadora, o projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Educomunicação, na Secretaria de Educação de Lauro de Freitas.
“Tem Criança no 7”. Este é o nome da extensão do Educa 7 que fará formação com crianças do grupo 2º ao 5° da Educação Infantil Municipal. A Escola Ismael Ornelas, Itinga, será a unidade piloto, como explica a coordenadora do Núcleo de Educomunicação, Gabriella Santana. “Entendemos que a educação infantil também já está inserida na cultura digital. A Escola Ismael Ornelas possui equipamentos e profissionais motivados ao uso de tecnologias, o que possibilita a ampliação do aprendizado através dos recursos audiovisuais”. destacou. Os miudinhos farão oficinas, mas não concorrem às premiações ao final da edição do projeto.
Inscrições
As inscrições para a 5ª edição seguem abertas até o dia 10 de maio, somente, pela internet, através do link: http://twixar.me/rpgK. / Acesse o Edital: ----->Clique Aqui <----- . O
s interessados podem participar nas categorias: cine escola (para estudantes do fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos); e territórios da cultura e esportes, voltada para jovens oriundo de instituições sociais. Vinte propostas de produção cinematográficas serão selecionadas.
Alexandre Sena, idealizador do projeto e educomunicador, relata que durante as quatro edições anteriores foi possível perceber um crescimento cognitivo no aprendizado dos alunos. “Os jovens que participaram do projeto passaram a ser colaboradores nas produções internas de suas escolas. Entre estas e outras evidências, esperamos atender um número maior de escolas em 2019”, ressaltou.
Jornalista Laerte Santana
ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas
Estão abertas inscrições para a 5ª Mostra de Filmes Educa7 Minutos promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (Semed). O concurso tem por objetivo estimular, fomentar e divulgar produções cinematográficas de curta duração (no máximo sete minutos) produzidas por estudantes da rede pública do município, promovendo integração entre os educandos. As produções devem envolver conteúdos pedagógicos trabalhados em sala de
aula durante o processo de aprendizagem,
estabelecendo relações com práticas cotidianas.
As inscrições ocorrem até o dia 10 de maio, somente pela internet: (http://twixar.me/rpgK).
Acesse o Edital: ----->Clique Aqui <-----
Interessados podem participar da categoria Cine Escola, voltada para educandos matriculados nas
escolas municipais e estaduais da rede de educação
básica de Lauro de Freitas. Podem estar cursando o
ensino médio (1ºao 3º ano), fundamental (entre o 5º
e 9º ano) ou os Ciclos 1 e 2 do EJA. Já a categoria Territórios da Cultura e Esportes é voltada para jovens oriundos de instituições sociais.
Cada unidade escolar ou grupo social pode apresentar no máximo três propostas de roteiro de filmes inéditos. Os grupos podem conter, no máximo, onze componentes, na faixa etária entre 12 e 29 anos. É necessário que pelo menos um dos componentes seja educador, podendo neste caso ter mais de 29 anos. Tal componente deve ser identificado, no ato da inscrição como PROFESSOR (A)/ MONITOR (A), que poderá ser convocado a participar das oficinas formativas específicas para produção dos vídeos, caso ocorram.
Serão selecionadas 20 propostas de produção
audiovisual considerando originalidade (10 pontos), criatividade (30 pontos), capacidade de organização de ideias (30 pontos) e relevância sociocultural do tema (30 pontos). Os projetos selecionados serão divulgados via endereço eletrônico e contato telefônico com responsáveis pelos grupos.
Após a etapa de verificação documental, os grupos
escolares passarão por processo formativo,
envolvendo conteúdos relacionados à filmagem e fotografia; produção; atuação; edição e montagem
para audiovisual. O processo produtivo ocorrerá
durante, o segundo semestre, com exibição dos
curtas em dezembro.
Fonte: ASCOM Prefeitura de Lauro de Freitas/Semed
Fotos: Divulgação E7M